A dinâmica de ser responsável por mais de uma Delegacia de Polícia é comum na rotina dos Delegados, que na realidade, não é uma rotina, já que a cada dia surgem novos desafios e crimes diversos a serem solucionados. Nas Delegacias dos municípios de Pau D’Arco e Arapoema, de acordo com o Delegado titular, Dr. Marco Aurélio Barbosa, são mais comuns os crimes contra o patrimônio e os delitos ambientais, embora também receba todo tipo de crimes.
Como Delegacias do interior, sobretudo em municípios com população inferior a 7 mil habitantes e grande parte em área rural, os horários de funcionamento são de segunda a sexta-feira até às 18h. Com isso, a comunidade, a fim de ter seus problemas solucionados em outros horários, deve se dirigir a municípios vizinhos que possuem Delegacias com horários de funcionamento estendidos.
Para a população local é relevante ressaltar ainda que a Polícia Civil e a Polícia Militar são independentes, embora por vezes trabalhem em sintonia. Não existindo, portanto, poder hierárquico entre elas.
Desafios
Entre os desafios para se realizar as demandas da profissão, o Delegado Marco Aurélio aponta a necessidade de “melhores condições estruturais para proporcionar um serviço de qualidade.”
O que é ser Delegado?
“Trata-se da profissão que primeiro garante os direitos dos cidadãos na seara criminal”, resume o Delegado que aponta o serviço como “empolgante, cada caso é diferente do outro”, continua, afirmando que as Delegacias pelas quais é titular se tratam de “unidades policiais que buscam a eficiência na prestação do serviço de segurança pública”.
Marco Aurélio Barbosa
Delegado de Polícia Civil do Estado do Tocantins há 11 anos e especialista em Direito Público.