A presidente do Sindicato dos Delegados de Polícia Civil do Estado do Tocantins (Sindepol/TO), Sarah Lilian de Souza, acompanhada do seu vice, Bruno Azevedo, estiveram reunidos na manhã desta quarta-feira, 24, com o Secreta?rio de Seguranc?a Pu?blica do Estado do Tocantins, Cristiano Sampaio e a Delegada-Geral, Raimunda Bezerra. O encontro foi marcado de pontuações acerca dos interesses dos Delegados e os representantes sindicais buscaram melhorias para os seus filiados.
Entre os assuntos discutidos na reunião, os líderes classistas se opuseram, com indignação, quanto às diferenças percentuais e valores das indenizações entre as carreiras de polícias do estado. O secretário reiterou considerar um avanço o pagamento dessas indenizações, tanto para Delegados quanto para o restante da categoria da Polícia Civil, como acontece atualmente, mas que as secretarias trabalharam separadamente para instituir valores e que o reajuste esbarra no limite da receita recebida pela Secretaria. Mas não descartou a possibilidade de uma flexibilização futura na quantidade de horas, ou seja, um plantão a ser pago por 12 horas.
Além disso, o sindicato expôs todas as dificuldades e riscos encontrados na realização de plantões virtuais, apresentou ainda uma solicitação para o empenho do Secretário junto ao Tribunal de Justiça do Estado, para correções de erros referentes ao acesso aos procedimentos no e-proc pelos Delegados, foram questionados também os trabalhos realizados no Conselho Superior de Polícia Civil referentes aos julgamentos. Sobre este ponto, a informação repassada é que alguns procedimentos, mesmo com a norma de suspensão, já estão sendo julgados e por fim, o sindicato se disponibilizou a trabalhar junto à Assembleia Legislativa pela alteração dos valores das indenizações a serem pagas.
Após a reunião, os representantes classistas apresentaram para alguns Deputados estaduais pontos de melhorias na MP 12, com ênfase nos percentuais e diferenciação da hora noturna e uma emenda será apresentada para o Projeto.
“Como líderes sindicais nos comprometemos a lutar incansavelmente pela conquista dos direitos e garantias de nossa classe, acreditamos que hoje demos mais um passo para essa conquista”, comentou a presidente, Sarah Lilian.
Por Kezia Noá
Com edições de Sarah Pires e Sarah Tamioso
Ascom Sindepol/TO