O espírito de solidariedade marcou a tarde desta quinta-feira, 18, com a entrega da Ação Natal Solidário Sindepol-TO 2025 à Instituição de Longa Permanência de Idosos (ILPI) Tia Angelina, antigo Lar João XXIII, em Porto Nacional. A iniciativa do Sindicato dos Delegados de Polícia do Estado do Tocantins beneficiou diretamente 31 idosos, com a doação de presentes de Natal, itens de higiene pessoal, fraldas geriátricas e materiais de limpeza, além de momentos de acolhimento e atenção.
A campanha mobilizou delegados de polícia de todo o estado, que participaram por meio da adoção das cartinhas com os pedidos de Natal dos idosos, como roupas, perfumes e relógios. Cada carta foi atendida individualmente, fortalecendo o vínculo humano e solidário entre os participantes da ação.
Para o primeiro secretário do Sindepol-TO, Bernardo Pinto, o Natal Solidário é uma oportunidade de reforçar valores como empatia, respeito e compromisso social. “A iniciativa nos convida a olhar com mais atenção para quem precisa de cuidado e presença, por meio de um gesto simples, mas carregado de responsabilidade e humanidade”, afirma o delegado.

A coordenadora da Instituição de Longa Permanência de Idosos Tia Angelina, Maria Aparecida de Sousa Pires, destacou a importância da presença e da atenção voltadas ao bem-estar dos idosos. Segundo ela, a rotina da instituição muitas vezes é marcada pela saudade dos familiares, o que torna ações como essa ainda mais significativas. “Eles sentem a ausência da família, e essa presença traz o calor humano que faz toda a diferença. A visita de vocês aproxima as pessoas, traz alegria e deixa eles muito felizes”, afirmou.
Maria Aparecida também ressaltou que a instituição mantém as portas abertas para a comunidade que deseja contribuir com esse cuidado, seja por meio de visitas, doações ou convivência. As visitas podem ser realizadas das 8h às 10h30 e das 15h às 17h, horários definidos para respeitar a rotina dos idosos.




